O Trabalho com as Crianças

O educador, por estar atento às situações do dia a dia, busca exemplos, questionamentos e consensos, optando sobre qual a maneira mais indicada para trabalhar frente às necessidades e possibilidades das crianças na turma. Os objetivos de cada grupo são trabalhados de forma lúdica e dinâmica, respeitando e estimulando o potencial de cada criança, utilizando estratégias diferenciadas e individualizadas. Brincadeiras, jogos, aulas-passeio, dentre outras atividades, visam sempre à conquista de novos conhecimentos e a valorização da autoestima.

Pátios, play, quadra, salas de artes, do som e movimento, casa de brinquedos, horta e espaço ecológico são alguns dos ambientes oferecidos pela Studio da Criança que propiciam condições de desenvolvimento e aprendizagem. Apesar de cada turma ter sua sala de referência, as crianças fazem um percurso diário por vários espaços da escola. Eles são versáteis e sujeitos às adaptações propostas pelas educadoras e pelas crianças em função das ações desenvolvidas. O tempo que as crianças permanecem na instituição exige ritmos e diferenças pessoais. A organização do tempo prevê possibilidades diversas de atividades individuais e coletivas tornando o nosso cotidiano muito dinâmico. Para saber mais sobre os nossos espaços, clique aqui.

Os conteúdos pedagógicos são compreendidos, na Studio da Criança, como instrumentos que a criança tem para analisar a realidade, enriquecer sua percepção sobre ela, não se constituindo um fim em si mesmo. Eles são trabalhados sob forma de projetos temáticos. Professores de turma, de inglês e de atividades complementares planejam de forma integrada. Essa integração possibilita que a realidade seja analisada pela criança por diferentes aspectos, sem fragmentá-la.

Além do trabalho pedagógico realizado pela professora da turma, existem atividades com orientadores especializados que atuam lado a lado com os objetivos do grupo, visando à ampliação da convivência do aluno com diferentes linguagens e intermediando a aquisição de novas habilidades.

A escola compreende que os pais são elos fundamentais para que o trabalho aconteça, pois, juntos, favorecem a construção de um ambiente propício para novas experiências e novos desafios em um cotidiano que preza pela amabilidade, alegria e segurança. Isso pode ocorrer através da agenda diária com informações sobre a alimentação, higiene e o trabalho pedagógico; reuniões com os profissionais da equipe técnica para obter maiores informações ou esclarecer dúvidas a respeito de qualquer situação da criança; além da atualização constante do site com fotos e descobertas realizadas a partir dos projetos de cada grupo.

Como a educação alimentar é um ponto fundamental neste desenvolvimento, a escola conta com uma nutricionista responsável pela elaboração do cardápio e conscientização das crianças para uma alimentação saudável. Todos os alimentos são preparados na cozinha da própria Studio da Criança e supervisionados pela nutricionista.